domingo, 17 de março de 2013

BELA PARCERIA


Elaine BelaVista, atriz consagrada da nossa região, está na Temporada 2013 de “Entre Sem Bater” no papel de preparadora do elenco. O espetáculo, que teve a reestreia agora em março, tem a chance de contar com a participação de uma artista que inspira e respira teatro. Viajar pelo mundo das artes em sua companhia é garantia de uma catarse plena. O elenco tem sentido isso na pele durante as oficinas que têm acontecido desde dezembro.
Confira abaixo um bate-papo com a atriz. A foto de Elaine é de Victor Aziz



1.           Como você compara a experiência de fazer teatro na Capital e no Interior?

Em Salvador há uma profissionalização que independe da estrutura acadêmica, pois existe formação em vários âmbitos. O fato é que na capital baiana existe uma reunião de pessoas e possibilidades muito maior que em Itabuna, embora os talentos regionais que resistem em solo grapiúna tenham que trabalhar por 10 para garantir a                           sobrevivência da arte local, o que os engrandecem ainda mais.

2.           De que modo o trabalho de ajudar um grupo iniciante, como Os Pensatores, contribui para sua carreira de atriz?

A experiência de educadora e artista sempre foi elaborada de forma concomitante na minha formação, mas pela primeira vez, me percebi agente mais que atuante no estímulo ao fazer artístico de outros indivíduos, o que tem me proporcionado um prazer indescritível, além de ampliar minhas possibilidades nos campos de atuação da arte teatral. Sou atriz e estou preparadora de elenco! Isso é um luxo!!! (risos).

3.           Fale um pouco sobre o trabalho realizado na preparação de elenco de “Entre Sem Bater”.

Como disse, tem sido maravilhoso pra mim e espero que para os atores tenha sido proveitoso. É um desafio articular minhas impressões e sugestões ao trabalho já efetuado pelo diretor e sua assistente. Tenho tido o cuidado de pensar exercícios e trabalhar camadas de estímulos que dialoguem com as necessidades do elenco para esse trabalho específico, mas que sempre eles poderão lançar mão em montagens futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário